"A importância do registro das transações imobiliárias”

Registro do Imóvel. Você sabe o que é e qual a importância? O Registro do imóvel, que também é chamado e conhecido de Matrícula do imóvel, é o documento que define a propriedade. Aqui já dá para perceber a importância dele!!!



Ou seja, você só será proprietário de fato de um imóvel se estiver registrado na matrícula sua propriedade. No registro da Matrícula está descrito as principais informações e o histórico do lote, casa ou apartamento. No registro constam os dados de quem vendeu, comprou, doou, valor de venda, metragens, dados do imóvel, averbações, financiamentos, dívidas e muito mais.


Enquanto não transfere, problemas com o proprietário anterior, que consta na matrícula podem recair sobre o imóvel e gerar sérios problemas, ainda que exista um contrato de compra e venda entre as partes, podendo, inclusive, dependendo do problema, perder o imóvel.


O contrato particular de compra e venda é o acordo entre as partes, que se obrigam a honrarem com os compromissos estabelecidos. A Escritura oficializa a transferência, mas a transmissão definitiva da propriedade só se concretiza no ato do registro no cartório de imóveis.


E vale lembrar que, cada imóvel pertence a um Cartório de Registro específico, essa informação de qual é o cartório de registro competente, consta na matrícula do imóvel, e é definido dependendo da localidade, cidade, município e bairro.


Viu como é importante registrar sua propriedade? Nós da @vivalisto analisamos esses documentos, verificamos a matrícula, e se está tudo correto para você prosseguir com sua compra ou venda, sem dor de cabeça ou problemas futuros. E ainda cuidamos de toda essa burocracia de cartório, sem dificuldade e em qualquer lugar do país. Tenha segurança jurídica em suas transações.


Aline Bueno

Diretora Jurídica Vivalisto

0 visualização